7 LIÇÕES PARA MUDAR SUA VIDA

mudar de vida

Depois do último post, muitas pessoas vieram me perguntar se havia uma dica para auxiliar na mudança, pois querendo ou não ela é muito particular. E sim! Ah algumas dicas para se mudar sua vida e ser mais feliz, mas para isso, não se pode limitar-se a simplesmente ler este texto, você precisa lê-lo e pô-lo em prática diariamente e em todos os minutos de sua vida.

As 7 lições aqui descritas, foram uma adaptação dos 4 compromissos do livro de Don Miguel unidos a importantes questões que eu julgo serem essenciais para completar o que ele já expõem de maneira tão brilhante em seu livro.

AS 7 LIÇÕES PARA MUDAR SUA VIDA

1. Cuide de sua existência acima de qualquer coisa.

Cuidar da própria vida é um passo primordial quando se pretende mudar. Ter um olhar que penetra em nossa própria essência e nos permite reconhecer nossos desejos e vontades, sabendo assim, os limites de nosso corpo, mente e espírito.
A sabedoria sobre estas questões tão essenciais nos permite respeitar um pouco mais a nós mesmos, sabendo o momento em que podemos concordar e principalmente os momentos que devemos falar “não” para as pessoas.
Pense primeiro em você, análise as suas necessidades antes de analisar as dos outros, respeite seus limites e acima de tudo, respeite seus valores pessoais e cultive uma boa índole.

2. Seja impecável com sua palavra

Nossa palavra tem poder. muito poder! Segundo Don Miguel, nossas palavras são como feitiços que podem fazer tanto o bem quanto o mau.
Comparo nossa linguagem à bênçãos e maldições, se profere palavras de otimismo e incentivos, ou até mesmo críticas construtivas, você está lançando bênçãos às pessoas e com isso ajudando-as.
Em contrapartida, se você crítica, mede, compara, ofende, humilha e despreza, você está lançando maldições que são como veneno que podem corroer a pessoa por dentro até que essa se sinta tão envenenada que precise espalhar o veneno que existe dentro de si e assim este veneno se espalha infinitamente.
E infelizmente, muitas vezes jogamos esta maldição em nossas próprias vidas e isso é o mais triste de se ver.
Como foi visto a linguagem é algo extremamente poderoso capaz de nos ajudar a fazer o impossível, mas também capaz de levar um ser humano à loucura e ao abismo, por isso, devemos ser impecáveis com nossa palavra. Devemos zelar para, não só proferir palavras boas aos outros como também a nós mesmos e sempre estar atentos as maldições que nos são jogadas.
Como veremos na lição a seguir, cabe a nós aceitar o que o outro nos diz ou não.

3. Não leve para o lado pessoal

Segundo Don Miguel, somos todos como espelhos e como espelhos, temos a habilidade de refletir o outro, contudo, há uma névoa entro os seres humanos que faz com que não percebam que o que estão vendo na sua frente é um espelho, achando assim, que seus reflexos refletidos no outro corresponde ao outro e não a sim mesmo.
Ele quis nos dizer que muitas vezes, somente reconhecemos nos outro coisas que existem dentro de nós mesmos e que ao criticar ou apontar alguém, não estamos fazendo nada além de apontar nossos próprios defeitos.
Uma vez sabendo que somos espelhos e que o outro vê em nós seus próprios reflexos, podemos aprender a valiosa lição de não levar para o lado pessoal, pois todas as palavras amargas proferidas a nós, nada mais são do que um reflexo do interior do outro.
Certa vez, enquanto eu ainda era um aluno de psicologia, ouvi que ninguém tem o poder de lhe irritar, ou de te deixar feliz ou triste mais sim, é você que se permite ficar assim frente aquilo que a pessoa está trazendo.
Como foi visto, somos espelhos e quem interage conosco está apenas vendo seu reflexo, logo, se nos disser coisas horríveis está expressando apenas o que existe dentro dele(a) e da mesma forma quando nos diz coisas boas está, também, refletindo o que há dentro de si.
Então não leve nada para o lado pessoal. Acredite no que há dentro de si e não no que as pessoas apontam.

4. Não tire conclusões

Um dos principais erros do ser humano é tirar conclusões. Segundo Don Miguel, temos a tendência a tirar conclusões que nem sempre estão corretas.
Muitas vezes ao se enxergar apenas uma pequena parte de alguma coisa tendemos a deduzir o restante, não dando assim a chance de conhecer a verdade e, por muitas vezes, acabamos nos iludindo com aquilo que desejamos acreditar.
Tirando conclusões também estamos levando para o lado pessoal e assim podemos gerar inúmeros problemas sem necessidade.
A grande questão é que ao tirar conclusões estamos buscando presumir coisas e geralmente as completamos com nossas crenças pessoais, enxergando assim, somente o que desejamos ver. O que por fim, gera um problema que não existiria se prestássemos atenção no todo e desejássemos verdadeiramente compreender o que está a nossa frente.

5. Evolua sempre

A evolução deve ser uma constante em nossa vida. Carl Rogers disse que o ser humano sempre tende a se atualizar, adaptando-se às novas situações e evoluindo, porém, muitas pessoas tendem a se estagnar em seus próprios mundo, pois não aceitam bem mudanças ou simplesmente tem medo do que virá a seguir se mudarem algo.
Contudo, não há o que temer na mudança, pois nossa vida muda a cada instante. Cada nova decisão gera uma mudança em nossa existência, umas menores e outras gigantescas, mas de qualquer forma não devemos teme-las, mas sim, deseja-las.
Mudanças são coisas positivas, pois nos ajudam a seguir em frente, a melhorar e sempre extrair o melhor de nós mesmos. Então Evolua sempre. Deixe a mudança acontecer.
A evolução deve acontecer em todos os aspectos do nosso ser, ou seja, estude algo novo, aprenda algo novo, leia um bom livro, visite um novo lugar, saia da rotina, aprenda uma nova língua, pratique um esporte, mas não fique parado.

 

Leia Também: 15 Máximas de Marco Aurélio que farão você mais forte

 

6. Sempre dê o melhor de si

Este compromisso é o que dá sentido a todos os demais e um dos mais importantes. Ele se baseia única e exclusivamente em dar o melhor de si.
Segundo Don Miguel, é importante sempre dá o melhor de si. Sob qualquer circunstância, sempre fazendo o melhor possível, nem mais nem menos. Porém, tendo em mente que o seu “melhor” nunca será o mesmo de um instante para outro.
Dando seu melhor você vai viver mais intensamente e sem arrependimentos, pois terá a certeza de que está dando tudo de si, mostrando o seu melhor e fazendo tudo o que é possível fazer para si próprio e para o próximo.
Então viva intensamente e dê seu melhor sempre!

7. Pratique a gratidão

É mais do que sabido que a gratidão possibilita uma forma mais ampla de enxergar o mundo.
Praticar a gratidão, não só lhe possibilita ver o mundo de uma maneira mais otimista, como também te ajuda a ser menos ansioso e mais ligado no presente, pois o exercício da gratidão, nos ajuda a perceber cada pequena nuance de nossa existência e saber que devemos ser gratos a cada uma delas, por piores que possam parecer.
Encontrar um motivo para agradecer sempre, não só torna nossa vida melhor e mais leve, como também possibilita que vivamos mais felizes e de bem conosco e com o mundo.
Então agradeça a tudo e a todos.

Estas valiosas dicas, são apenas algumas das incontáveis lições que aprendi, não só com minha profissão, mas com a vida e com amigos que me ajudaram a ser hoje a melhor versão de mim mesmo.
Então muito obrigado a todos e espero que estas dicas o ajudem e sua jornada.

Texto de Bruno Caldas inspirado no livro Os Quatros Compromissos de Don Miguel Ruiz

Bruno Caldas

Psicologo, palestrante, especialista em melhoramento pessoal, coautor do livro Hipnose Terapêutica, especialista em psicologia do sucesso e Desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta