Quero mudar meu jeito de ser, mas não consigo

Mudar meu jeito de ser

Quero mudar meu jeito de ser, mas não consigo. O que devo fazer?

Esta é uma das perguntas que mais recebo, tanto no consultório, quanto em minhas redes sociais e para ajudar você que tem essa dúvida lhes trago esse post.
Mudar nosso jeito de ser é algo que dá trabalho e leva um certo tempo e talvez, por isso que muitas pessoas acham que não conseguem.
Muitas vezes ao encontrarem alguma dificuldade no processo, ou por não verem as mudanças na velocidade que gostariam, acham que não estão fazendo progresso e acabam por desistir, mas já lhes adianto que se este é seu objetivo, que o primeiro valor que deve cultivar em sua mente é a perseverança, pois sem ela a chance de não se obter o resultado desejado é grande.

 

Tipos de mudanças

Antes de mais nada é preciso compreender porque uma pessoa muda seu jeito de ser e basicamente existem duas formas de mudança.
Adaptação: Algumas pessoas mudam para se adaptar a uma nova rotina ou situação que está foi colocada, ou seja, mudamos nosso jeito de ser para nos adaptarmos a um lugar novo, rotina nova ou novo estilo de vida e apesar de difícil no inicio é de certa forma a mais fácil entre todas.
Necessidade: A mudança por necessidade, talvez seja a que você veio procurar neste texto e é a mudança por vontade do indivíduo, ou seja, você vê a necessidade de mudança em sua vida, seja para melhorar como pessoa ou se livrar de algum comportamento que te incomoda ou quaisquer outros motivos que te levam a desejar mudar seu jeito.

Crenças internas

Antes de buscar a mudança efetiva em sua vida, você precisa compreender que todos os nossos comportamento são derivados de nossos significados internos, mas você pode chamá-los como desejar, como por exemplo: Simbolizações, crenças, paradigmas e etc.
Estas crenças, são sua representação do mundo em que você vive, ou seja, é a forma como você compreende o mundo a sua volta, a forma como você vê a vida ou sente que deveria viver.
Estas crenças lhe foi ensinada por pessoas próximas ou ícones (como celebridades ou personagens de ficção), ou ainda, foram tiradas de suas próprias conclusões depois de viver certas experiências.
De qualquer forma, estas crenças são a base de todo o seu comportamento e são elas que ditam a forma como você, não só enxerga a vida, mas como também, a forma como você vive.
Por este motivo, é importante buscar, em primeiro lugar, observar suas próprias crenças e compreender a razão pela qual você acredita que ela seja relevante.
Todas as crenças que você possui, só permanece porque você acredita que ela seja importante, certa ou que lhe traz benefícios, sejam eles objetivos ou subjetivos (psicológicos).
Ah Bruno! Mas meu comportamento não me traz nenhum ganho, só dor!
Talvez você ache isso, porque está analisando sua crença apenas com sua mente racional/objetiva, ou seja, não está buscando fazer uma análise mais profunda e não te culpo por isso.
Todos os anos, milhares de pessoas somente no Brasil, gastam centenas e milhares de reais, com psicólogos apenas para descobrir quais são as verdadeiras motivações de suas crenças e assim, mudar seu jeito de ser.
Isso significa que você precisa de um psicólogo para mudar seu jeito de ser? A resposta honesta é não, você não precisa, mas com a ajuda de um profissional treinado para percorrer as trilhas difíceis da mente e evitar as armadilhas e becos sem saídas, ajuda muito e acelera o processo em anos, mas você pode conseguir resultados muito satisfatórios sozinho, porem com muito mais dificuldades e em um tempo relativamente maior.
Por isso, a escolha mais sensata sempre é buscar ajuda de um profissional, mas como sei que a grande maiorias dos leitores veio até este texto com a esperança se saber o caminho das pedras para resolver isso sozinhos, vou ajudar você que procura mudar seu jeito de ser por conta própria com algumas dicas valiosas.

 

Leia também: Crenças Limitantes – Como superá-las e exercício prático (palestra)

 

Como mudar meu jeito de ser?

Capacidade de Mudança Organizacional - Blog Prosci no BrasilEm primeiro lugar, lembre-se do que já foi exposto neste texto. Todos comportamentos que você emite vem de suas crenças e eles só se mantêm em você, porque você acredita, seja consciente ou inconscientemente que há algum ganho neles.
Portanto, a primeira coisa a se fazer é descobrir quais são estes ganhos.
A partir do momento que você descobrir quais são estes ganhos você pode aos poucos mostrar para a sua mente outras formas de se obter ganhos semelhantes ou até melhores e é simplesmente isso que muda o jeito de ser de uma pessoa, porém este processo não se resume a apenas duas frases.

Identificando suas crenças e seus ganhos

A primeira parte da mudança é identificar suas crenças e saber quais são os ganhos que ela tem ao continuar emitindo o mesmo comportamento.
Neste ponto você deve deixar seu lado crítico e racional de lado, o que é um certo desafio, visto que adoramos analisar as coisas pela ótica da razão.
Você deve pensar fora da caixa para pensar sobre suas crenças, por exemplo. Uma pessoa que não consegue guardar dinheiro de forma alguma, pode ter a crença que muito dinheiro corrompe as pessoas e que pessoas ricas são más e aproveitadoras e, por isso, que acabam por gastar tudo que ganham.

O ganho psicológico nesta crença está em evitar ser vista como uma pessoa má e aproveitadora e os ganhos secundários, podem envolver não ser julgado pelos outros e até motivações religiosas, como se eu for pobre, não serei mal e se não for mal, irei para o paraíso.
O exemplo acima pode parecer ridículo para alguns, mas é um exemplo real que já tratei até mais de uma vez na clínica.

Oferecendo algo melhor para sua mente

A partir do momento que você identificou suas crenças e suas motivações, vem a etapa da ação, ou seja, realmente colocar a mão na massa para mudar.
Para isso, é importante fazer exercícios que mostrem para sua mente que há alternativas àquela forma de pensar antiga e que estas novas formas de enxergar a vida, podem ser muito melhores.
Ainda usando o exemplo anterior, uma forma de mudar a crença sobre dinheiro seria pesquisar sobre a vida de pessoas ricas e que são boas e caridosas, além de aos poucos buscar formas de guardar o dinheiro e perceber que isso não te transforma em uma pessoas má.

Aguentando a tentação da recaída

Por fim, uma coisa que com certeza você irá enfrentar neste processo, é o desejo de voltar a ser o que você sempre foi assim, que as coisas começarem a mudar.
Isso acontece porque sua mente não quer mudar, ou seja, ela quer continuar sempre do mesmo jeito e tende a ficar buscando formas de retornar para o mindset antigo, mas como este texto está ficando muito extenso, farei outro post apenas tratando deste tópico, para explicá-lo melhor.

Lembre-se que nenhuma técnica ou dica colocada aqui substitui a orientação de um bom profissional de psicologia e portanto devem ser usadas apenas como guia.
Se encontrar dificuldade, não pense duas vezes em procurar ajuda de um profissional.

 


Gostou? Quer mais conteúdo como esse? Então salve nosso site em seus favoritos e considere ser um apoiador do projeto. Temos muitos conteúdos relevantes para você em nosso site, Canal no Youtube e em nosso Podcast.

SEJA UM APOIADOR - https://apoia.se/pontodevirada

COMUNIDADE DE SUCESSO NO TELEGRAM - Clique Aqui para entrar

Psicologia do Sucesso no Youtube. Clique Aqui para acessar

Acesse nosso podcast clicando aqui

Bruno Caldas

Psicologo, palestrante, especialista em melhoramento pessoal, coautor do livro Hipnose Terapêutica, especialista em psicologia do sucesso e Desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta