Zona de conforto! Como não cair nela após mudar?

zona de conforto

No texto passado, estava falando sobre mudar nosso jeito de
ser e como isso pode ser desafiador.
Se não leu o texto anterior, leia clicando aqui
E uma das coisas mais difíceis ao se mudar é permanecer no novo comportamento, pois nossa mente tende a buscar o que eramos anteriormente.
Isso ocorre porque nossa mente tende a consideram certos padrões de comportamento como um estilo ou padrão de se viver. A isso damos o nome de Zona de conforto.
E é sobre como superar este impulso de voltar para a zona de conforto que discutiremos neste texto.

A zona de conforto e porque ela é tão tentadora

Antes de mais nada, precisamos compreender o que é a zona de conforto e para isso, precisamos falar um pouco de como nossa mente funciona.
Nosso cérebro é um órgão muito caro para nosso corpo, ou seja, ele consome muita energia e isso exige que ele busque formas de economizar o máximo de energia para funcionar de forma plena.
Uma forma que encontramos de economizar energia é através das rotinas ou padrões de comportamento que repetimos incansavelmente.
Estes padrões repetitivos são desejados pela nossa mente, pois isso permite que não precisamos gastar energia processando um monte de novas informações novas a cada momento em que faremos algo.
Alguns destes padrões de comportamento são até benéficos para o propósito da economia de energia, bons exemplos disso são a forma repetimos sempre o mesmo jeito de escovar os dentes ou como vestimos nossas roupas.
O problema de verdade, nasce quando há padrões de comportamento ou pensamentos que causam prejuízo e os mantemos por puro padrão.
Estes comportamentos negativos são, na grande maioria das vezes criados por crenças limitantes que acabam por instalá-los em nossa mente e esta os transformam em hábitos e como sabemos, hábitos são difíceis de serem quebrados.
Nossa mente tende a proteger estes padrões, pois gerar novos padrões causa um gasto muito grande de energia, por isso é mais confortável manter os mesmos comportamentos sempre, daí o nome “Zona de Conforto”.
Por isso é tão difícil mudar um comportamento (como foi falado no texto anterior), sem que fiquemos com o desejo de voltar a ser o que eramos.
Mas calma que é possível vencer sua zona de conforto e evoluir.

Vencendo a Zona de Conforto

Uma coisa importante também que precisamos lembrar, antes de tudo, é que precisamos estar com a mente aberta a mudanças, ou seja, você precisa vencer o medo do desconhecido (que é uma das mais ardilosas formas de defesa da sua mente) e estar disposto a aceitar as mudanças e o que vem com elas.
Como já vimos, sua zona de conforto, nada mais é do que sua mente tentando economizar energia, entretanto, há momentos em que a mente precisa mudar para se adaptar a algo ou ainda tirar um comportamento que está causando prejuízo.
Nossa mente eventualmente aceita algumas mudanças, como exposto a cima e basta usar esta característica de nossa mente a nosso favor, ou seja, hackeamos nossa mente a nosso favor.
Para isso, precisamos mostrar para nossa mente que o comportamento atual é inferior do que o que queremos instalar e apresentar para ela os benefícios do novo padrão.
Além disso, outra forma de burlar nossas defesas e sair da zona de conforto é através da disciplina, ou seja, fazer algo, mesmo contra todos os protestos da mente até que ela aceite o novo comportamento a força, mas claro que este método é mais difícil e ainda você terá um desejo de recaída mais forte. Mas isso não significa que não seja útil, mesmo porque milhares de pessoas estão fazendo isso agora e este segundo é o mais usado pela humanidade.

O desejo de recair

Uma vez fora de nossa zona de conforto, ou seja, com nossos comportamentos novos já instalados e com nossa mente aberta a novos hábitos, teremos que enfrentar um outro desafio… O desejo de recair.
Acredito que seja aqui que muitos caem e não conseguem se levantar, pois a tentação é forte.
Sua mente é programada para seguir padrões e evitar as “novidades” que podem ser perigosas e ameaçadoras e por isso, sua mente agirá de forma ardilosa para fazer você retornar ao comportamento antigo, sempre que ela tiver chance.
Estas chances podem ser uma falha ou uma dificuldade ou simplesmente um momento de energia baixa, ou como é mais conhecida, as famosas bads.
São nestes momentos em que a área da sua mente responsável por restaurar os padrões irá te atacar sem piedade e te arrastar para as zonas de conforto e velhas crenças que, querendo ou não, formaram raízes profundas na sua mente.
São estes momentos que você deve ser mais perseverante do que nunca e ter total convicção de seus objetivos e compreender todos os seus porquês.
Para compreender mais os Porquês, assista estes vídeo do nosso canal no youtube: Foco – Um ingrediente essencial para o sucesso
Uma forte convicção só acontece quando você tem muito claro na sua mente o que você quer alcançar e um passo-a-passo de como chegar lá (leia sobre metas clicando aqui). Tendo isso, não vou dizer que será fácil vencer seu desejo de voltar para a Zona de conforto, mas será muito mais fácil do que se não tiver.
Então cultive um forte desejo de alcançar algo ou ter um novo comportamento que lhe ajude e resistir será muito mais simples.

Lembre-se sempre! “Você é o senhor da sua vida, não sua mente. Domine sua mente e nada neste mundo poderá te parar”

OBS: Lembre-se que nenhuma técnica ou dica colocada aqui substitui a orientação de um bom profissional de psicologia e portanto devem ser usadas apenas como guia.
Se encontrar dificuldade, não pense duas vezes em procurar ajuda de um profissional.


Gostou? Quer mais conteúdo como esse? Então salve nosso site em seus favoritos e considere ser um apoiador do projeto. Temos muitos conteúdos relevantes para você em nosso site, Canal no Youtube e em nosso Podcast.

Bruno Caldas

Psicologo, palestrante, especialista em melhoramento pessoal, coautor do livro Hipnose Terapêutica, especialista em psicologia do sucesso e Desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta