20 verdades da vida para você descobrir o poder da sua mente (parte 1)

Pensando

Olá caro leitor(a)
Verdades da vida! Confesso que foi um pouco complicado para mim escrever este artigo, pois a um bom tempo ele estava na minha mente, mas de alguma forma eu não conseguia expressá-lo da forma como eu gostaria.
Se você parar para refletir de forma sincera falar sobre verdades da vida em um texto é complexo, pois o que são verdades? Complicado né?
Entretanto, estou disposto a falar destas 10 “verdades” (coisas muito usadas e que dão resultado) e como elas mudaram minha vida, acredito que possam mudar a sua também.

 

10 Verdades da vida que podem te fazer mais feliz

 

1ª Verdade da vida - Você não precisa ser bom de primeira

Essa verdade pode parecer óbvia ao ler, mas vai por mim, o perfeccionista dentro de cada um de nós irá gritar ao ter que lidar com a realidade.
Me lembro como se fosse ontem do primeiro vídeo que gravei para o youtube. Eu estava muito confiante, afinal, tinha falado do mesmo conteúdo a poucos dias para uma emissora de TV.
Liguei minha câmera, me sentei em um cenário improvisado e quando apertei o REC, minhas mãos suaram, minha visão ficou embaçada e minha voz mau saia.
Lembro-me de ter ficado com o corpo duro como se tivesse engessado e depois de 10 minutos tentando explicar o que era estresse eu finalmente terminei com aquela tortura.
Não preciso nem dizer que foi horrível a experiência não é? Mas não me deixei abalar por ela e depois de 6 anos, ainda estou gravando vídeo e buscando ficar cada vez melhor.
Talvez a coisa que você está tentando, pareça assustadora e talvez não saia boa no inicio, mas saiba que tudo que colocar energia será aperfeiçoado com o tempo.
Aprendi que ser entusiasmado com algo geralmente é melhor do que ser bom nisso. Experimente a coisa, tente de novo, esteja ansioso para aprender. Você não precisa ser o melhor para desfrutar de algo.

 

2ª Verdade da vida - Definir limites não significa que você seja mau

Nossa Bruno, que clichê! Pode até ser clichê, mas é uma dura verdade que eu tive que dizer a mim mesmo indefinidas vezes.
Muitas vezes nossa carência afetiva ou insegurança nos faz querer agradar a todos mesmo passando por cima de nossos valores e princípios e isso é uma das piores coisas que podemos fazer conosco.
Mas não me interpretem mal. Não há nada de errado em fazer as pessoas felizes. O problema é quando colocamos tanta ênfase em não decepcionar os outros ou satisfazer suas necessidades que começamos a nos decepcionar.
Claro, se você diz que vai fazer algo, siga em frente, mas se você não quiser fazer algo, não há problema em dizer não.
Não há problemas em desapontar as pessoas, pois nem sempre atenderemos às expectativas dos outros.
Não há problemas em reservar um tempo para si mesmo, na verdade isso é essencial.
Não há problema em se afastar de amizades ou relacionamentos românticos, se são pessoas que exigem que você seja outra pessoa para estar com elas e/ou te exploram ou coagem.
Não há problema em estabelecer limites com você mesmo e segui-los.

 

3ª Verdade da vida - Não tem problema se desapegar das coisas ou pessoas

Me lembro que uma das coisas que mais me deixavam ansioso quando eu era mais novo era o “abrir mão”.
Era simplesmente terrível ter que deixar algo para traz e como um bom controlador, eu queria tudo perto e imutável.
Bem, as coisas não duram para sempre. Tudo está constantemente mudando e indo e vindo.
Estilos musicais não ficam em moda para sempre, amigos vêm e vão, pois suas vidas evoluem.
Ciclos acabam e coisas estragam ou ficam obsoletas, ou seja, é uma ilusão amarga ficar na ideia de que vamos conseguir conservar as coisas sempre do mesmo jeito, só porque parecem boas agora.
Além de tudo, quando nos apegamos tão fortemente as coisas como achamos de devem ser, nos fechamos para o novo e nós mesmos, impedimos nossa evolução pessoal.

 

Leia Também: 7 Coisas que você não deve contar a NINGUÉM

 

4ª Verdade da vida - Você não precisa ter tudo planejado

Como disse um grande mentor que tive: “Planejamento deve ser escrito a lápis” (Clodoaldo Araújo).
O que nos torna humanos é nossa capacidade de estarmos cientes de nossa própria condição mortal e a ciência do tempo, ou seja, somos uma espécie que sabe que está viva e que vai morrer e compreendemos que o tempo passa e que haverá um amanhã.
Esta consciência, nos possibilita compreender o mundo a nossa volta e planejar estratégias para melhor lidar com esse mundo, contudo, temos apenas uma vaga ideia do vir-a-ser.
Devido a nossa capacidade imaginativa, podemos tentar prever o que pode acontecer, contudo, nunca saberemos com certeza como o futuro será e por isso que planejamentos devem ser maleáveis ou inexistentes dependendo da situação.
Entenda que algumas coisas precisam ter uma estratégia e outras não, por exemplo: Você precisa saber o que fazer para passar de ano na escola, ou como realizar um trabalho, mas não precisa ficar imaginando e planejando como serão suas experiências naquele passeio na praia que fará em família.
Algumas coisas devem ser simplesmente sentidas e vividas, sem o rigor de um planejamento.

5ª Verdade da vida - As coisas nem sempre sairão como desejamos ou esperamos

Essa verdade é muito similar a anterior, porem com a diferença de ser uma verdade sobre a nossa expectativa e não nossa insegurança para com o futuro.
Os antigos estoicos já nos alertavam sobre a grande verdade da vida. Essa verdade diz que: Há dois tipos de coisas em nossa vida. As coisas que podemos controlar e as coisas que não podemos controlar.
As coisas que podemos controlar são nossas opiniões, pensamentos e ações e o que não podemos controlar é todo o resto.

Leia mais sobre estoicismo no artigo: 74 Frases de Marco Aurélio para Refletir e Meditar

Ou seja, por mais que esperemos uma reação dos outros, ou um clima amigável, ou ainda, que o que compramos resolva nossos problemas, sempre podemos ser surpreendidos positiva ou negativamente, pois 99% das coisas que imaginamos nunca irá acontecer e 99% das coisas que acontecem, nunca conseguiremos imaginar. Então pra que expectativa?

 

6ª Verdade da vida - Feito é melhor do que perfeito

Sabe o que aconteceu com todos os homens e mulheres que buscaram a perfeição em suas vidas? Morreram frustrados!
A perfeição não existe! Ela é uma triste ilusão, muito similar ao canto das sereias, no conto da odisseia, que atraiam os marinheiros para o mar para afogá-los em águas rasas.
Em nossas era pós moderna, onde ideias de beleza, perfeição e produtividade norteiam a vida das pessoas, é cada vez mais vendida a ideia de que você precisa ser absolutamente perfeito se quiser o amor e reconhecimento das outras pessoas.
As pessoas gastam tanto tempo tentando se encaixar em padrões elevados que mal conseguem perceber suas próprias qualidades e potencialidades.
Essa busca incessante pelo perfeito, faz com que muitos tenham medo de sequer tentar, pois se os padrões são tão elevados, “uma pessoa como eu jamais conseguirá”.
Não busque o perfeito, busque fazer o que ama e tem vontade, pois o mundo não foi construído por pessoas que perseguiam o perfeito e sim por pessoas apaixonadas que não se importavam em falhar para aprender e evoluir.

 

8ª Verdade da vida - Você não precisa se justificar para ninguém

Mais uma vez esbarramos nas inseguranças da aceitação. E como ela está presente hoje!
Vejo constantemente pessoas que se justificam por tudo, como se devessem explicações a todos a todo momento.
E não pensem que me excluo disso, no passado eu era uma pessoa que me justificava por tudo, mas felizmente percebi essa verdade a tempo para abandonar esse comportamento e isso me fez muito mais feliz.
O que você precisa compreender é que a vida é sua. Como ela é sua, você é o único responsável por suas decisões.
Você pode até ouvir a opiniões de pessoas próximas, mas suas escolham serão tomadas por você e será apenas você quem colherá os frutos ou pagará o preço por elas, logo, ninguém precisa saber suas razões a não ser que você queira contar.
Ao compreender essa verdade da vida, sua visão sobre si mesmo e sua confiança são profundamente melhoradas, pois você passa a segurar um pouco mais forte as rédeas de sua própria vida.

 

9ª Verdade da vida - Suas ações é o que importa

Conheço inúmera pessoas que dizem ter uma inteligência fora da média, mas que não faz nada com ela e vivem vidas medíocres.
Também conheço pessoas que dizem ter um bom coração, mas agem de maneira egoísta e vaidosa e que acaba prejudicando os outros.
O que estes dois exemplos têm em comum? Ambas afirmam ter coisas ou serem coisas, mas suas ações refletem outra coisa.
Não importa o quanto você afirme ser X ou Y se você agir como Z, ou seja, se acredita ser algo, suas ações precisam refletir aquilo ou será simplesmente afirmações vazias e sem sentido.
Se você quer ser diferente, precisa mostrar que é diferente com suas ações e não com seu discurso apenas.

 

10ª Verdade da vida - Fique em silêncio - Guarde o melhor para você

Muitas pessoas são como livros abertos e isso, ao contrário do que pensam, não é bom, mas sim ruim para elas, pois as deixam vulneráveis e as fazem um alvo fácil.
Quem aqui nunca conversou com alguém que em 20 minutos de conversa já tinha contado toda sua vida e planos. Muitas pessoas acreditam que contar seus segredos e planos é algo que vai fazer com que os outros gostem delas ou vai suprir alguma outra coisa interna que faz sentido para elas, entretanto, isso só as deixam expostas.
Contar sobre seus segredos e planos aos outros, só expões pontos fracos e fragilidades que podem ser explorados por pessoas maus intencionadas e como não temos como saber quem é bem ou mau intencionado o melhor é evitar.
Fora que você ainda abre brechas para críticas e desincentivos feitos por pessoas pessimistas ou invejosas. Pra que arriscar né?
Por isso, guarde para si seus planos e vida pessoal, pois ninguém tem nada a ver com sua vida privada.
Mostre para o mundo seus resultados e não seus planos e pode ter certeza que concretizará muito mais.

 

Meu plano era escrever 20 verdades, mas já estou me aproximando de 2000 palavras e sei que as pessoas não gostam muito de textos muito longos, dividirei em duas partes. (planos são escritos a lápis, lembra?)
Então leia também a parte 2: 20 verdades da vida (parte 2)
Muito obrigado e compartilhe este texto com o maior numero de pessoas possível.

[optin-cat id=1531]

Bruno Caldas

Psicologo, palestrante, especialista em melhoramento pessoal, coautor do livro Hipnose Terapêutica, especialista em psicologia do sucesso e Desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta