A necessidade do Psicólogo nos dias atuais - A modernidade mentalmente doente
Até hoje é comum ouvir de pessoas dizendo que ir ao psicólogo é frescura ou que darão um jeito sozinhos, o que é uma pena.
O mundo está mudando rapidamente e radicalmente. Valores e princípios estão sendo alterados e distorcidos em uma velocidade nunca antes vista e o ser humano, não tem estrutura emocional e mental para acompanhar mudanças tão radicais em tão pouco tempo.
A internet deu voz ao anônimo que agora pode expressar sua forma de pensar sem medo de julgamentos e isso gerou a era dos influenciadores, que querendo ou não, ditam a mentalidade vigente dos jovens.
Esse grande movimento teria seu lado bom e ruim, pois facilitaria o acesso a mais informações e pontos de vista diferentes, porém, as grandes empresas que cuidam das redes sociais, definiram que seria melhor mostrar para as pessoas apenas o que elas gostam, gerando bolhas de pensamento, o que é um desserviço.
Compreenda melhor no vídeo: https://youtu.be/eGce8YcpjvM
Esse fechamento em bolhas ideológicas, misturados a esse excesso de informação de baixa qualidade e ideologicamente carregada, aliado ao despreparo dos pais e professores é a combinação prefeita para o desastre.
Então o que vemos é uma desconstrução do ser humano ou pior, uma fragmentação que gera uma incrível fragilidade emocional.
Uma pessoa comum hoje, não sabe mais o que pode ou não falar ou até mesmo pensar.
Padrões de beleza e produtividade são vendidos às massas enquanto “gurus do marketing” dizem que é possível ser atlético, produtivo, rico e morar em qualquer lugar com o mínimo de esforço.
A ideia de construção do ser humano, em suas etapas, aos poucos está sendo deturpada, pois é vendida a ideia de que você pode ser e ter o que quer instantaneamente, gerando a era do imediatismo. Pessoas mimadas que não podem esperar nada.
E para acompanhar isso, empresas se especializam a entregar tudo mais rápido, mais fácil e sem dificuldades, o que agrava ainda mais a situação.
A ideia do que é ser um humano, está sendo apresentada por tantas óticas diferentes que o jovem não sabe mais o que fazer para ser homem ou mulher, produtivo, funcionário, chefe, cidadão, amigo, namorado, conjugue, filho e filha e etc.
Mas por que isso está acontecendo?
O mundo está mudando e a globalização da informação, aliados ao dinamismo da internet mudou o mundo, como já disse aqui neste texto, porém, o ser humano não muda nesta velocidade.
O ser humano é um bicho de hábitos e rotinas, por isso mesmo, torna-se difícil acompanhar todas as mudanças.
Isso acaba por gerar as doenças da modernidade, as famosas ansiedades e suas síndromes, o estresse e suas síndromes, depressão e muitas outras.
Nunca antes na história da humanidade tivemos tantos casos de doenças relacionadas a ansiedade e estresse.
Leia mais sobre ansiedade: 9 Estratégias para lidar com a Ansiedade
E um fator agravante disto tudo é que, a profissão que poderia ajudar a compreender e organizar esse mundo louco e dinâmico, é vista como supérflua e/ou frescura. Estou falando do psicólogo.
A psicologia é a ciência que busca compreender o que acontece dentro de você e te ajudar a organizar isso de maneira que você consiga colocar ordem no seu caos interior. Mas como o processo leva um tempo, muitos não acham que seja válido, rápido o suficiente ou, ainda, que estão sendo enganados, preferindo o “coach do youtube”.
Hoje em dia o psicólogo não é um luxo, mas uma necessidade, pois a cada dia que passa, mais de nosso mundo interno é perdido e esse mundo se bagunça mais.
Não há o que fazer para parar a mudança do mundo, pois ele continuará mudando em um ritmo assustador. O que podemos fazer é preparar nossa mente para essa mudança.
Compreenda que para viver neste mundo atual, todos nós precisamos de suporte.
A geração anterior podia achar que era frescura ou perda de tempo e hoje a geração atual paga o preço, mas se a geração atual, não buscar essa ajuda, logo o mundo passará por momentos bem difíceis.