Estrutura mental! Você tem uma mente estruturada?
Para responder a essa pergunta eu gostaria de lhe fazer uma pequena metáfora.
Imagine uma nascente d’água brotando em uma montanha.
O que determina o caminho que a água seguirá não é a água, mas sim o terreno.
Da mesma forma que o terreno quem determina o caminho da água, assim também somos nós e nossa estrutura mental.
Tudo o que você é, foi e um dia será, depende única e exclusivamente de sua estrutura mental.
Mas o que é essa estrutura mental?
Estrutura mental, é apenas uma das formas de nos referirmos à forma como nossa mente se estrutura, mas você também pode chamá-la de estrutura psicológica, Mindset, entre outros.
Ou seja, a estrutura mental nada mais é do que a forma como suas crenças, experiências, valores, princípios e sombras se estruturam em sua mente e acabam por guiar sua vida em uma direção.
Como mudar minha estrutura mental?
Como já vimos na introdução deste texto, a estrutura mental é quem determina suas ações. Em outras palavras é a essência de nosso comportamento, mas podemos mudá-la? SIM!
Mudar nossa estrutura mental não é uma tarefa impossível, como alguns acham, mas também não é uma tarefa qualquer e exigem bastante dedicação e hoje te darei algumas dicas valiosas sobre como fazer isso.
Antes de mais nada é importante compreender que há caminhos a se seguir que são extremamente importantes para mudarmos nossa estrutura mental e os mais importantes são: A Força de Caráter, Propósito e uma Mente Aberta à Mudanças. Visto isso iniciaremos com a força de caráter.
Melhorar sua Força de Caráter
Ao contrário do que as pessoas pensam força de caráter nada tem a ver com ser uma pessoa de caráter (boa e justa no senso comum), mas sim, ser uma pessoa que tem energia e força para superar seus obstáculos e focar no que é preciso fazer.
Força de caráter é a capacidade de enfrentar as situações, da melhor maneira possível e buscar superá-las.
Muitas pessoas se veem diante de obstáculos difíceis e acabam desistindo, por isso aumentar a força de caráter é tão importante.
Imagine que você tem uma força de caráter de nível 2 e precisa enfrentar um problema de nível 5. Provavelmente vai ser muito difícil ou até impossível para alguns, mas o problema não está no obstáculo e sim no nível da força de caráter da pessoa em questão.
Em vez de tentar minimizar o problema, foque em aumentar sua força de caráter, aumentando seu nível para 5, 6 ou quem sabe 8.
Se você tem uma força de caráter de nível 8 um problema de nível 5 nem é computado por sua mente como um problema, mas sim como um contratempo.
Leia também: Propósito! Você já descobriu o seu?
Ok Bruno! Entendi o que é força de caráter, mas como eu aumento ela?
A melhor forma de aumentar sua força de caráter e sua estrutura mental de tabela é buscando novos desafios e jamais fugindo ou se esquivando deles.
Não seja aquela pessoa que reclama, esperneia e chora por ter um desafio, mas sim uma pessoa que enfrenta e luta até conseguir.
Pessoas de força de caráter baixa tendem a se vitimizar e desistirem muito facilmente, ou ainda jogar a responsabilidade nas mãos dos outros. NUNCA FAÇA ISSO!
RESPONSABILIZE-SE!
Tenha um Propósito bem definido
Acredito que quase nada seja mais importante para uma boa estrutura mental do que um propósito bem definido.
O propósito nada mais é do que seu objetivo, sua meta, seu sonho, ou seja, é onde você quer chegar ou conquistar com todas as suas forças.
Claro que nem todos os propósitos precisam ser “O Propósito de vida”, você pode ter propósitos menores como aprender uma língua, viajar, subir de cargo, melhorar seu tempo em algum esporte ou emagrecer.
O que importa é que você precisa saber o que você quer, pois sem propósito você acaba por viver os propósitos das outras pessoas e adotar suas metas como suas.
Mas é ruim viver o propósito das outras pessoas? Para responder a essa pergunta é muito simples. Se hoje fosse seu último dia vivo da terra o que você estaria fazendo?
Estaria se lamentando por não ter trabalhado uma hora a mais ontem, ou por não ter ajudado mais seu amigo que sempre lhe pede dinheiro emprestado, ou ainda, por não ter praticado mais aquele esporte ou profissão que seu pai exigiu que você fizesse ou estaria se lamentando por não ter realizado seus sonhos?
Muitas pessoas acham que estão vivendo suas vontades e fazendo o que querem, mas ao serem questionadas com uma pergunta simples:
“Se você pudesse ser você o que você faria? O que gostaria de realizar?”
Pode parecer uma pergunta boba, mas ela revela muito do quanto nós estamos nos negligenciando.
Quando se vive sem propósito, sua estrutura mental tende a ser fraca e entregue a prazeres imediatos para compensar a falta deste, ou seja, uma vida sem propósito é quase que sinônimo de uma vida vazia.
Então para se ter um propósito é preciso saber o que quero e não me deixar seduzir por prazeres imediatos, mas e se meus propósitos forem grandes demais. O que eu faço?
Como eu falei no texto sobre propósitos, a melhor forma de fazer seus propósitos virarem realidade é transformar eles em metas e suas metas em metas menores.
Transforme suas metas em metas pequenas que exijam apenas pequenos passos para se concretizar, ou seja, se sua meta é aprender inglês, não estude 7 horas de inglês em um dia da semana, mas sim 1 hora por dia todos os dias da semana.
Da mesma forma você está estudando 7 horas por semana, mas é muito mais fácil e prazeroso estudar uma hora por dia do que 7 horas em um dia só.
Tenha uma Mente Aberta à Mudanças e ao Diferente
Esta é uma coisa que está faltando nos dias de hoje, não concorda?
Abrir sua mente para as mudanças e ao diferente, significa compreender que há outras verdades e formas de ver o mundo que não as suas.
Significa que sua verdade não é a única verdade e que outras verdades também podem ser verdades, ou seja, cada um vê o mundo de uma maneira diferente e isso é aceitável e bom.
Já pensou se todos os seres humanos da terra pensassem da mesma forma? Onde você acha que estaríamos hoje em dia? Provavelmente habitando em cavernas ainda.
São os pensamentos diferentes que promovem a mudança, mas não é fácil desafiar a resistência das pessoas para mostrar que pensamos de maneira diferente da mesma forma que não é fácil aceitar o das outras pessoas.
As pessoas tendem a temer o diferente, pois toda novidade carrega riscos e os riscos são perigosos.
Ter uma mente fechada à mudanças e ao diferente é quase como fechar sua estrutura mental em uma capsula de pseudossegurança, entretanto, ter uma mente aberta, não significa que você deve aceitar qualquer mudança.
As novidades e o diferente devem ser analisados com cuidado, mas a análise deve ser feita sem pré conceitos, ou seja, com a mente aberta e livre de percepções e opiniões de outros.
Parece difícil em primeira vista, mas com a prática vai se tornando mais fácil.
Quando você abre sua mente e olha para trás, percebe quantas oportunidades perdeu, isso se torna um combustível que te impulsiona a não querer perder mais nada.
Autoanálise e corrigindo a estrutura mental
Certo Bruno! Compreendi os 3 pontos, o que faço agora?
Muito simples! Faça uma autoanálise e busque perceber quais são seus pontos a melhorar.
Muitas vezes nós temos uma excelente força de caráter, o que já é um grande passo na nossa estrutura mental, mas nossa mente está muito fechada e isso nos impede de prosperar.
Ou temos um propósito muito bem definido, mas não temos força de caráter e logo não saímos do lugar.
Ou ainda, temos uma mente aberta, mas nos falta o resto, ou seja, identifique em si quais são os pontos onde você precisa melhorar para mudar sua estrutura mental e troná-la mais alinhada com o que quer para sua vida.
Uma estrutura mental bem desenhada, não necessariamente é maximizada nos 3 atributos, mas formada de uma maneira que te permita ter sucesso em seus objetivos e possa ser feliz.
Então vamos agora reorganizar nossa estrutura mental.
Boa sorte!