Porque ter um ritual diário pode mudar sua vida
Rituais, hábitos ou costumes, você pode chamá-lo como quiser, o que realmente importa é que tê-lo pode mudar sua vida, tanto para melhor quanto para pior.
Rituais diários são formas de agir que fazemos todos os dias, como escovar os dentes após acordar ou se ensaboar no banho. Não importa se grandes ou insignificantes, os rituais estão presentes no nosso dia a dia. Contudo, existem rituais que podem trazer grandes benefícios ou danos.
Basicamente existem três tipos de rituais diários: Os construtivos, os destrutivos e os neutros.
Construtivos
É todo ritual que te aproxima de seus objetivos e metas. São hábitos bons e benéficos que te ajudam a progredir. Um bom exemplo disso é ter uma alimentação saudável.
Destrutivos
É todo ritual que te atrapalha, sabota, estagna ou acomoda. São hábitos que não nos levam a lugar nenhum e ainda tira seu foco do que realmente importa.
Geralmente estão ligados a prazeres imediatos e aparecem travestidos de coisas boas.
Neutros
É todo e qualquer ritual que pode trazer benefícios, mas que não tem grande relevância nas suas metas.
Um bom exemplo disso seria o habito de arrumar a cama, ou de guardar o chinelo em baixo da cama.
Foco no objetivo
O grande objetivo deste texto é ajudar você a reconhecer e eliminar os rituais destrutivos e substituí-los por bons rituais.
E a melhor forma de se fazer isso é tirar um tempo para focar em você. Uma coisa que temos feito cada vez menos ultimamente é prestar atenção em nós mesmos. Estamos tão preocupados com a próxima conta ou com o que achamos que o outro está pensando que não prestamos atenção no que queremos.
Pare um pouco agora e pense, meus hábitos diários então me levando para mais perto ou mais longe dos meus sonhos?
Tire alguns minutos para refletir sobre isso e depois continue sua leitura.
...
Se fez o que recomendei, neste momento você deve estar de posse de uma lista de rituais que de alguma forma estão te atrapalhando.
A grande pergunta é... O que estes rituais têm em comum? Muito provavelmente você vai observar que eles geram algum tipo de ganho emocional, seja alivio da ansiedade ou estresse ou simplesmente prazer imediato.
Tenho quase certeza que acertei. Não é mesmo?
Fazer coisas que te desestressa não é ruim, na verdade é aconselhável e bom. O problema é quando os prazeres imediatos se tornam rituais limitantes e sabotadores. Quando isso acontece pode ser sinal de que buscamos ficar na mediocridade e sei que não veio até aqui pra isso.
Você não precisa parar de assistir seu Netflix ou jogar seus jogos favoritos, você só precisa fazer isso de maneira correta. Assistir 10 episódios seguidos de uma série pode ser bom, mas estará te levando para mais perto ou longe de seus sonhos?
Leia também:
Construa bons rituais
Agora que já identificou os maus rituais, vamos pensar em quais seriam os bons e como construí-los.
Bons rituais são todas as rotinas que te aproximam de seus objetivos. Um bom exemplo é o ritual de fazer a própria comida para ter uma vida mais saudável. Ou de correr 40 minutos todos os dias para o mesmo fim.
Um outro exemplo seria o treino diário de algo que você aprendeu e que te fará ganhar mais ou conquistar uma promoção.
Bons rituais nem sempre são agradáveis e por isso que não são populares, mas são extremamente necessários.
Um excelente ritual de crescimento pessoal é a leitura. Um outro seria a meditação ou prática de esportes.
Mas simplesmente saber o que fazer não constrói um hábito. Segundo pesquisas nas áreas da psicologia e neurociências, nosso cérebro leva aproximadamente 21 dias para construir um novo hábito. Portanto, se deseja criar um novo hábito de sucesso, persevere por um mês em um novo habito que deseja instalar em sua vida e após isso sua mente se acostumará e se tornará mais natural fazê-lo.
Para facilitar sua vida, comece com hábitos mais simples e vá aos poucos deixando-os mais complexos para evitar o desanimo sabotador.
Lembre-se, sua mente fará de tudo para evitar que esse novo hábito se instale, então é sua total responsabilidade manter sua força de vontade forte o suficiente para completar a faze de adaptação.
Tudo depende única e exclusivamente de você, não dê desculpas ou reclame, Faça!
Se gostou deste texto, compartilhe com seus amigos e familiares e ajude-os a também a serem um sucesso.
Posts recentes
- 4 Exercícios Mentais Para Melhorar Suas Habilidades de Resolução de Problemas
- O Desafio de Viver com Transtorno de Personalidade Borderline
- O que é Somatização e como Tratar?
- Transtorno Afetivo Bipolar – O que é e qual o tratamento?
- Transtorno de Ansiedade Generalizada: Entendendo Causas, Sintomas e Tratamentos Práticos
Pingback: Sucesso! Faça um pacto com você mesmo - Psicologia do Sucesso