Ritalina para estudar! Funciona? Vale a pena usar?

Ritalina

Ritalina no mundo atual

Vivemos hoje em um mundo com cada vez mais pressão para que tenhamos um desempenho maior e melhor sempre.

Nem sempre o bom é suficiente para algumas pessoas e por isso que muitos recorrem a fármacos como a famosa ritalina, mas poderíamos estar falando de quaisquer outras drogas que prometem melhorar a inteligência como:
Piracetam, Ritalina (Metilfenidato), Adderall, modafinila (modafinil).

A ritalina para estudar, é uma promessa que muitos acreditam e acabam usando na esperança de alcançar o tão sonhado emprego ou a tão disputada vaga naquela universidade conceituada. Mas será que ela é realmente vantajosa?

Para saber um pouco mais sobre a ritalina e seus colaterais acompanhe este post até o final e tire suas conclusões.

 

O que é a Ritalina?

A ritalina é um fármaco da cujo princípio ativo é o cloridrato de metilfenidato, que é um estimulante do sistema nervoso central, com isso, ela aumenta a atividade dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina, o que melhora a concentração e o foco.

Por melhorar o foco a Ritalina é indicada para pessoas que possuem o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Sendo usada desde os anos 50 para o tratamento do TDAH, a Ritalina se popularizou entre as pessoas que precisam passar por testes e avaliações e esperam um bom desempenho, ficando conhecida como a “Droga da Inteligência”.

Contudo não há somente benefícios no uso desta medicação, pois como toda medicação, ela possui inúmeros efeitos colaterais.

Efeitos colaterais da Ritalina

Como todo fármaco, a Ritalina possui seus efeitos colaterais. Dentre os mais comuns estão:

  • Ataques de Ansiedade / Pânico.
  • Taquicardia (perigoso para pacientes hipertensos e cardíacos).
  • Nervosismo.
  • Insônia.
  • Náuseas.

Fora os efeitos colaterais comuns ainda existem os raros que podemos incluir: Priapismo (Ereções dolorosas e que, em alguns casos precisam de intervenção cirúrgica), depressão, bruxismo, retardo do crescimento e perda de cabelo.

Claro que esta lista vai mais longe, mas eu não gostaria que este texto se tornasse uma bula rsrsrs.

Ritalina

Uso da Ritalina para estudar

Muito provavelmente você abriu este texto por dois motivos, ou você tem uma criança diagnosticada com TDAH e lhe foi prescrita a Ritalina ou você é um estudante que quer tomar a Ritalina como aditivo nos seus estudo e quer saber se vale ou não apena tomar a medicação.

Para isso, é importante saber que sim, a droga tem chances de melhorar seu desempenho, exatamente por agir na região do cérebro que controla seu foco e concentração, contudo, há “poréns” que é importante você observar.

Um deles é o fator psicológico do uso desta droga, pois o uso dela para esse fim podem acabar gerando uma dependência psicológica da droga, fazendo você acreditar que não consegue estudar sem ela.

Além disso, tem o fato da droga legalizada ser comercializada apenas com receita médica o que o levará a adquiri-la de maneira ilegal, podendo comprar um produto adulterado que pode lhe causar grande mal.

E mesmo que você assuma que os colaterais e o risco do mercado negro ainda valha a pena e queira assumir o risco, ainda há a possibilidade de que a droga tenha um efeito mínimo em seu organismo, visto que você é uma pessoa saudável e possui uma capacidade de concentração normal.

 

O que este blog recomenda

Recomendo que use a droga, caso tenha sido prescrita por um médico e tenha sido comprovado que você possui TDAH.

Caso contrário, ou seja, você não tem dificuldades e só quer tomar a droga para turbinar seus resultados, minha recomendação é que sempre procure formas naturais e não agressivas de melhorar seu desempenho.

Uma destas formas é adotando o uso da Meditação em sua rotina, pois como já foi comprovado, a meditação melhora sua capacidade de concentração e foco de maneira bem mais substancial que qualquer droga encontrada em farmácias.

Outra forma natural e saudável de fazer isso é adotando estratégias de estudos comprovadas e podem melhorar muito seus resultados. Basta dar um google para encontrar várias.

 

Conclusão

Hoje em dia, um dos maiores produtores de doentes é a pressão que as pessoas colocam sob si mesmas para alcançarem resultados maiores e melhores a “Qualquer Custo”.

Sei que o mundo está cada vez mais competitivo e sei também que muitos usam atalhos para chegar mais longe, porém pagam um alto e amargo preço, por sua pressa.

Na minha avaliação pessoal, não vale a pena abrir mão de algo tão precioso quanto minha saúde, em troca de algo tão incerto, logo, prefiro apostar em métodos que não irão me prejudicar e ainda podem me beneficiar.

Contudo a vida é sua e a responsabilidade sobre as consequências também é, sendo assim, não posso te dizer o que fazer, apenas lhe desejar sorte caso siga por este caminho.

 

Espero que este texto tenha servido para lhe ajudar a tomar sua decisão sobre o uso e espero que alcance todas as suas metas da forma correta.
Boa sorte!!!

 

REFERÊNCIA
https://portal.novartis.com.br/upload/imgconteudos/2678.pdf

Bruno Caldas

Psicologo, palestrante, especialista em melhoramento pessoal, coautor do livro Hipnose Terapêutica, especialista em psicologia do sucesso e Desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta