O QUE NUNCA TE ENSINARAM SOBRE COMO CULTIVAR RIQUEZA E SE TORNAR RICO
Você já pensou porque algumas pessoas se tornam ricas e outras não? Muitas vezes tendo até as mesmas oportunidades, algumas conseguem prosperar e outras parecem patinar no mesmo lugar.
Talvez você esteja patinando neste momento e se sinta até um pouco frustrado(a) por nunca conseguir sair do lugar ou evoluir muito pouco. Mas se este é o seu problema, fique tranquilo(a) pois hoje iremos conversar um pouco sobre algumas dicas que pessoas ricas seguem e ensinam aos seus filhos.
1 Evite o pensamento pobre
Acho que esse é um dos tópicos mais importante dessa lista, pois, sem ele todos os demais se tornam inúteis.
Esse tópico é tão importante que só ele mereceria um post ou um livro. Um livro fantástico que aborda esse tema é o famoso “Os segredos da mente milionária” do grande Eker, T. Harv.
Basicamente, devemos buscar cultivar um mindset de riqueza e prosperidade, compreendendo que a forma de pensar de outras pessoas não devem ser a nossa forma de pensar.
Geralmente pessoas com mindset pobre pensam coisas como: Isso não é pra mim; Ele ficou rico porque teve sorte; Ela é rica porque sempre teve tudo de mão beijada; Ricos são desonestos; Ricos se tornam ricos pisando em outros e etc.
Esse tipo de pensamento coloca as pessoas cada vez mais longe de serem ricas, pois, você gostaria de se tornar algo que julga ser desonesto?
Cultivar um pensamento de prosperidade, acreditando que é possível prosperar e que você merece isso, é um belo primeiro passo.
Mais pra frente farei um texto somente sobre como mudar o mindset de pobreza para o de riqueza. Aguarde!
2 Ricos usam o entretenimento com moderação
Sei que é delicioso ficar horas jogando vídeo game ou assistindo aquela série super empolgante, entretanto, fazer isso demais pode estar te afastando de uma vida rica.
Pessoas ricas se distraem e fazem inutilidades, mas o fazem com moderação. Ricos detestam gastar seu tempo útil com algo não produtivo.
Se divertir e espairecer é uma coisa, gastar seu dia todo vendo um Reality Show é outra. Conheço pessoas que gastam horas e mais horas na frente da tela de um smartphone jogando em apps e gastando dinheiro nos mesmos. Já pensou se todas essas horas fossem gastam em algo que gerasse valor?
3 Ricos não fazem economia burra
Certa vez estava eu vendo os vídeos do Thiago Nigro e ele me apresentou uma ideia muito interessante. O da economia burra.
Muitas pessoas que tem uma mentalidade de poupança, se tornam bitoladas em poupar e acabam se privando ao invés de poupar realmente.
Para se poupar de verdade, não é necessário abrir mão de um café ou de uma refeição, mas sim pensar com sensatez e esperteza.
Vou usar um exemplo real meu: Eu adorava comer um bombom após o almoço. Na época esse bombom custava R$ 1,50 no restaurante, ou seja, 26 dias trabalhados era igual a 39 reais em bombom mensais.
Pensando em economia, ao invés de eu deixar de comer o bombom e me privar desse prazer, eu simplesmente fui a um mercado de atacado e comprei um saco do mesmo bombom e levei 1 todos os dias para o trabalho.
Hoje o pacote desse bombom custa 34 reais no atacado e vem 40 unidades, ou seja 0,85 centavos por unidade.
A economia neste exemplo é de R$ 16,90 por mês, isso dá uma diferença de 202,80 reais por ano. É para se pensar, não é?
OBS: Eu larguei esse habito em troca de uma vida mais saudável.
4 Ricos não trabalham para gastar, eles poupam
Acredito que aqui se encontra a principal diferença entre ricos e pobres.
Pobres geralmente trabalham pensando em como poderão gastar seu dinheiro.
Esse é um pensamento bem comum e infelizmente afasta muitas pessoas de uma vida de tranquilidade e de dividendos.
A grande maioria das pessoas que nunca tiveram acesso a uma educação financeira, vão para o trabalho pensando em como poderão gastar seu dinheiro, seja com prazeres ou com algo que acham que precisam. Conclusão... Gastam tudo o que tem e muitas vezes ainda ficam endividados. É aqui que se encaixam as pessoas que não conseguem se controlar diante de um cartão de crédito, por exemplo.
Pessoas com essa mentalidade, geralmente estão sendo guiadas por uma programação mental equivocada que diz que você precisa consumir e trabalhar mais e mais para consumir ainda mais.
É um estilo de vida vazio e que infelizmente acomete a grande maioria das pessoas.
Essas pessoas mal terminam uma fatura e já pensam em como usar o dinheiro que sobrará fazendo outra conta.
Os ricos, por sua vez já pensam a longo prazo e sempre tentam viver com menos do que ganham, para sempre haver uma sobra que será investida para fazer seu patrimônio se multiplicar.
Para uma pessoa verdadeiramente rica, os gastos essenciais devem consumir no máximo 50% de sua renda, 30% é destinado aos investimentos, 10% aos estudos e 10% aos gastos supérfluos.
Como estão os seus gastos?
5 Ricos estudam formas de fazer seu dinheiro crescer
É inacreditável, mas muitas pessoas ainda acreditam que a poupança é um bom investimento. Infelizmente, vivemos em um país que preza muito pouco pela educação financeira.
O problema é que quanto menos você sabe, mas você se torna presa fácil de grandes bancos que desejam pegar seu dinheiro e lhe pagar uma merreca de juros.
Hoje em dia, saber o que fazer com o dinheiro poupado, pode significar a diferença entre enriquecer e continuar no mesmo lugar, isso porque, a quantidade de desinformação é imensa.
Ricos gastam pelo menos alguns minutos de seu dia, estudando quais são os melhores investimentos e aprendendo a utilizar ferramentas que façam seu dinheiro crescer.
Há uma infinidade de formas diferentes de se aplicar o dinheiro, que vai desde as mais tradicionais até as mais arriscadas.
Se seu perfil for mais conservador, ou seja, você for uma pessoa mais cautelosa, existem aplicações como Tesouro direto, CDBs, etc. Já se você for uma pessoa mais arrojada e disposta a correr riscos, existem os Fiis, Debêntures, ações, etc.
Gaste alguns minutinhos e pesquise sobre aqueles que melhor se encaixam aos seus objetivos.
6 Ricos estudam por prazer e estão sempre aprendendo
Uma coisa cada vez mais comum na sociedade moderna é o afastamento das leituras e aprendizado. Hoje em dia o acesso ao entretenimento está tão fácil, que se torna muito melhor ver uma série do que ler um livro.
Entretanto, este é um ponto importante que diferencia ricos de pobres. Segundo algumas pesquisas, pessoas bem-sucedidas, chegam a ler cerca de 75% mais do que pessoas de baixa renda. Isso lhe diz alguma coisa?
Hoje é cada vez mais comum, pessoas que dizem “Eu não suporto ler” e ao mesmo tempo, é cada vez mais comum, pessoas estacionadas na vida que ficam reclamando de tudo ao invés de agir.
Não que a leitura tenha o poder mágico que lhe fazer ser uma pessoa bem-sucedida, mas como dizia uma belíssima frase “Você é o resultado das 5 pessoas mais próximas e dos 5 últimos livros que leu”.
Fora a leitura, temos também outras formas de busca por conhecimento, como, cursos online ou presenciais, especializações, podcasts, vídeos educativos e muitas outras fontes de informações que podem ajudar você a ser mais prospero(a).
Leia Também: https://psidosucesso.com.br/sucesso-pactocomvoce/
7 Ricos meditam
Se você acompanha meu blog, vai saber que não é de hoje que recomendo que você medite.
Uma pesquisa norte-americana revelou que cerca de 72% dos ricos americanos praticam a meditação com regularidade. Vamos entender o porquê?
A meditação é uma prática muito prazerosa que traz inúmeros benefícios a saúde e entre eles estão um maior controle emocional, redução da ansiedade e do estresse.
Pessoas que meditam, tornam-se menos reativas e propensas a agir por impulso.
Visto isso, a meditação pode auxiliar você a agir menos por impulso e ter mais calma e tranquilidade em seus investimentos com risco mais altos. Ou seja, a meditação pode lhe ajudar indiretamente a enriquecer.
Meditar, pode também, reduzir aquelas vontades súbitas de gastar em coisas que você não precisa, só porque viu um cartaz escrito liquidação ou porque o vendedor lhe fez pressão.
Além de tudo isso, a redução do estresse e ansiedade, ainda podem lhe ajudar a viver mais para curtir seus milhões.
Quer aprender como meditar? Então assista esse vídeo: Meditação! Aprenda a meditar de forma simples
8 Ricos buscam a companhia de pessoas ricas
Esta dica a priori pode parecer meio arrogante ou discriminatória, mas não se engane, ela faz muito sentido.
Geralmente quando você está se dedicando àlguma coisa difícil o que você escuta das pessoas ao seu redor? Coisas como “por que você está fazendo isso?”, “Isso é muito difícil”, “Isso não vai dar em nada” ou “Você não vai conseguir” geralmente são muito ouvidas, não são?
Isso acontece, porque as pessoas comuns, estão presas à suas zonas de conforto. Algumas até desejam sair delas, mas lhes falta força ou determinação e com o tempo se tornam amargas e criticam veemente pessoas que estão fazendo o que elas não conseguiram.
Ficar ao lado de pessoas assim, não te levará na direção das suas metas, muito pelo contrário, pode te afastar delas. Portanto, escolha pessoas que desejam as mesmas coisas para interagir.
Não estou dizendo que deva excluir as pessoas negativas ou pessimistas de sua vida (apesar de que este é um bom conselho), mas evite compartilhar seus planos com estas, preferindo pessoas que estão na mesma trilha que você para fazer isso.
9 Ricos traçam e seguem suas metas
Aqui no blog Aprimore, temos alguns textos sobre metas e como alcançá-las (você pode conferir clicando aqui), mas vamos falar um pouco mais sobre isso caso ainda não os tenha lido.
Para os ricos existem 2 palavras proibidas, a primeira é “Quero”.
Os ricos abominam a expressão eu quero, porque ela significa que algo é desejado, mas não é buscado.
O “eu quero” é muito subjetivo e amplo, como por exemplo: Eu “quero” 1 milhão de reais. Contudo, se nada for feito, nada irá acontecer.
A segunda palavra é “tentar”. Tentar é uma palavra extremamente negativa, pois passa a impressão de que algo não vai acontecer ou que não se está dando seu 100% naquilo.
Mas o que isso tem haver com metas? Simples, elas são um dos principais motivos pelos quais você não atinge as suas metas.
Não preciso, explicar mais uma vez como traçar e estruturar suas metas, pois já há textos hiper completos neste blog sobre isso, mas posso te ajudar a compreender o porquê das suas metas estarem falhando.
Evite usar essas duas expressões. Na verdade, exclua-as de sua vida e comece hoje mesmo a cultivar o oposto delas.
O oposto de “eu quero” é “eu me proponho” e o oposto de “tentar” é “fazer ou buscar”.
Crie um proposito de riqueza em sua vida e a faça acontecer.
10 Ricos não tentam parecer ricos
Acho que essa dica fará a carapuça servir em muita gente.
Ricos não tentam parecer mais do que são, na verdade, eles são menos do que poderiam ser, porque priorizam coisas mais importantes.
Muitos acham que gastar todo o seu dinheiro em roupas de marca, celulares de ultima geração ou carros caros, lhes colocará mais próximos da riqueza, quando na verdade estão lhes levando diretamente para o poço escuro e profundo do endividamento.
Quando você tenta parecer rico, você gasta um dinheiro que poderia ser aplicado em aumentar seu patrimônio em algo que não lhe trará nenhum retorno e que em muitas vezes poderá gerar gastos, como seria o caso de carros.
Os ricos vivem em uma regra chamada “Um degrau abaixo”, ou seja, eles vivem com menos do que eles ganham para fazer com que sua riqueza continue crescendo.
Portanto, quando você vê um rico com uma roupa de marca, não significa que ele teve que poupar para comprar aquela roupa, ela, simplesmente, foi comprada com o dinheiro que ele tinha destinado para vestuário.
Viver um degrau abaixo, significa que você deve viver com menos que sua renda mensal, fazendo sobrar dinheiro para investir.
Outra coisa que também pode estar te afastando da riqueza, são os luxos supérfluos. Um Smartphone é algo “necessário” para muitos hoje em dia, mas você precisa pagar 8 mil reais em um? Um carro pode ser essencial para alguns, mas você precisa de um carro que custe 80 mil reais?
Opte por coisa que estão de acordo com sua realidade, por exemplo: Se você ganha 1500 reais por mês, talvez seja melhor ter um celular que custe entre 1000 e 1200 reais.
A mesma coisa vale para automóveis, se você precisa ter um carro, mas recebe um valor baixo, opte por veículos mais baratos. (de qualquer forma carro é o pior gasto que se pode ter)
Viver dentro de suas possibilidades é uma forma de você conseguir tudo o que deseja de maneira muito mais rápida e eficiente, pois não ficará focado(a) em ter que juntar dinheiro para comprar coisas cada vez mais caras.
Conclusão
Aqui eu apresentei apenas algumas formas de pensamentos que ricos cultivam e aplicam em suas vidas. Use e abuse delas e se lembre das palavras do bilionário chinês Jack Ma: “Você não tem culpa de nascer pobre, mas terá culpa se morrer pobre”.
Sucesso a todos e tenham uma vida milionária!
Parabéns pela postagem, excelente!!
Obrigado
Pingback: AUTOIMAGEM! Essa dica pode mudar sua vida - Psicologia do Sucesso