O que é o fracasso?
Para muitos ele é um monstro a ser evitado a todo custo. Uma coisa que pode destruir o espírito e nos jogar no mais profundo abismo.
Mas pensando bem, o fracasso é mesmo algo tão monstruoso que o devemos evitar a todo custo?
Se olharmos para vida de pessoas como Thomas Edison, Henry Ford e Walt Disney veremos que elas são recheadas de fracassos. E veremos que estes fracassos contribuíram para que essas pessoas chegassem onde chegaram.
Então porque nos é ensinado que o fracasso é ruim e que devemos evitá-lo?
A resposta para essa pergunta não é tão simples quanto parece, mas tentarei ser o mais objetivo possível.
Para 98% das pessoas do mundo, o fracasso significa o fim, pois lhes são ensinadas que fracassar é ruim e que deve ser evitado a todo custo.
Lhes ensinam que o fracasso é coisa de pessoas fracas ou de pessoas que não se esforçaram o suficiente ou ambas as coisas.
98% das pessoas crescem acreditando que não devem fracassar, só que elas percebem bem rápido que é impossível não fracassar nunca e, por isso, desenvolvem um profundo medo de agir.
Esse medo cresce dentro de suas mentes a cada novo fracasso e isso as deixa paralisadas. Então suas mentes chegam a conclusão mais obvia. “Se eu não tentar, não fracassarei”.
No momento que uma pessoa chega a essa conclusão, ela assassina seu potencial e aceita um destino medíocre, porém, livre de grandes “frustrações”.
Segundo Napoleon Hill em seu livro, Mais esperto que o diabo, ele expõe que no mundo, todos os anos nascem inúmeros Thomas Edsons, mas que poucos chegam a fazer algo. A razão de não fazerem nada é que em seu desenvolvimento aprenderam a evitar o fracasso em vez de aprender com ele.
O QUE DEVEMOS FAZER COM O MEDO DO FRACASSO ENTÃO?
A primeira coisa que devemos ter em mente, é que todo o nosso desenvolvimento, toda a nossa cultura e que todos os ensinamentos que aprendemos acerca do fracasso e do sucesso podem estar errado.
Esse é um paradigma cultural que cultua os acertos e pune os erros, forçando as crianças a temerem o fracasso e buscar o acerto a todo custo. O que é um erro.
Depois que internalizamos isso, estamos prontos para entender que o fracasso é bom. Na verdade é essencial se quisermos ter sucesso.
Muitas, das inovações que temos hoje só são possíveis porque existem pessoas que superaram a frustração do fracasso para desenvolvê-las.
Leia também: Crenças Limitantes! O que são e como combatê-las (Aulão)
As lâmpadas de tungstênio que iluminaram os lares e ruas de quase todas as cidades do mundo no último século só foram possível porque Thomas Edson se recusou a desistir frente ao fracasso e o usou como aprendizado.
Se olharmos com atenção, até mesmo nossas maiores conquistas só vieram de nossa determinação de aguentar a frustração do fracasso e continuar agindo.
Só aprendemos a andar de bicicleta depois de cairmos inúmeras vezes. Pense bem!
Como pode ver, o fracasso pode ter um gosto amargo e muitas vezes é desagradável, mas é o melhor professor que temos.
Quando o olhamos como ele é, percebemos que ele é um indicador. Ele nos mostra onde precisamos melhorar e se o analisarmos bem, podemos descobrir onde erramos e o que podemos fazer para corrigir.
Olhar para o fracasso/erros nos torna mais fortes e prontos para acertar. Torna o gosto do sucesso mais doce e palatável.
Abraçar o fracasso e aceitá-lo como seu professor significa crescer e se desenvolver.
Agora é com você! O que vai escolher?
SEJA UM APOIADOR
▶️https://apoia.se/pontodevirada
▶️https://www.kickante.com.br/campanhas/projeto-psicologia-do-sucesso