METAS! 10 dicas de como alcançar as suas metas. GARANTIDO!

sucesso

Metas! Você já fez a sua?
Finalmente chegamos ao fim de mais um ano e como sempre, já estamos pensando nas promessas de ano novo.
Sim aquelas promessas que toda virada de ano fazemos e que concretizamos apenas 10% ou menos.

 

O vilão está em depositar esperanças no ano novo ao invés de em nós mesmos

Todo fim de ano é a mesma conversa, “Vou emagrecer”, “Vou aprender inglês”, “Vou entrar em forma”, “Vou começar a estudar”, mas geralmente essas “promessas” não passam da primeira semana de janeiro. Não é mesmo?
Isso é muito comum e nos gera diversos incômodos, pois nos faz sentir incapazes de concretizar nossas próprias “metas”.
Geralmente o problema está exatamente aí, acreditamos que estamos fazendo uma meta, quando na verdade só estamos exteriorizando o que gostaríamos de ter.
Saber o que você quer é um passo importante, mas é apenas um passo inicial na jornada rumo ao sucesso.
O que muitos não sabem é que para se alcançar uma coisa não basta apenas querer aquilo, precisamos de mais alguns ingredientes e são eles que vamos explorar hoje neste texto. Fique até o final e confira!

Pare de depositar suas expectativas ou projetar seu sucesso em coisas se quiser realizá-los
Um grande erro das pessoas é achar que o ano que está iniciando vai ser o ano da mudança, quase como uma super, mega, hiper, ultra segunda-feira.
O problema é que você pode até querer a mudança, mas enquanto sua mentalidade estiver presa aos velhos hábitos, nada vai mudar.
Dá muito trabalho mudar nossa mente e incliná-la na direção do que desejamos alcançar, por isso, costumamos depositar nossas esperanças em datas como segundas e anos novos.

 

Mude sua mentalidade e incline-se na direção do que deseja alcançar

Se você quer realmente alcançar suas metas a primeira coisa que deve entender é que não vai ser uma segunda-feira ou ano novo que vai ajudar você a realizá-la.
Para alcançar nossos objetivos o primeiro passo, como já foi colocado, é o que todo mundo já sabe... É o querer.
Você já tem o inicio, nesta lista que preparei com muito carinho coloquei todos os demais passos que deverá seguir se deseja mudar sua mentalidade e, assim, moldar uma mente focada no sucesso.

 

Transforme seus sonhos e/ou desejos em METAS

Agora você já sabe o que quer, logo, a primeira coisa que deve fazer é transformar esse desejo em uma meta.
Metas são diferentes de sonhos ou simples desejos, pois elas possuem um tempo de execução e um planejamento (coisas que veremos nos próximos tópicos).

Coloque sua meta no papel e trace uma estratégia

Metas são objetivos bem definidos e diretos, então, coloque-as no papel e defina com detalhamento o que deseja e o que precisa para alcançá-la.
Por exemplo, se sua meta for comprar um carro, você pode começar listando qual o modelo e marca você quer, quais são os opcionais que você deseja que ele contenha, qual a cor e qual o valor do carro com todos os atributos que você quer que ele tenha.
Uma vez feito isso, o próximo detalhamento seria o que você precisa fazer para conseguir o valor do carro, ou seja, quanto você precisaria economizar por mês para poder comprar aquele automóvel.
Por fim um bom questionamento seria: O que eu estou disposto(a) a fazer para conseguir economizar o valor proposto por mim mesmo.
Talvez seja sair uma vez a menos por mês ou cortar aquelas gordisses na padaria ou restaurante.
A questão aqui é que uma meta pode ou não exigir sacrifícios e se você realmente a deseja você precisa estar pronto(a) para abrir mão de alguma coisa.

 

Transforme sua meta em pequenas metas menores

Se te perguntasse se você conseguiria comer um elefante o que você responderia?
Provavelmente que é impossível ou muito difícil, correto?
Pois é. A melhor forma de se comer um elefante é com um bife de cada vez.
Nossa mente não deseja mudanças ou coisas que a tirem da rotina, logo, se sua meta se mostrar difícil demais ou muito longe de ser alcançada, sua mente pode simplesmente concluir que não vale a pena.
Uma vez que a mente conclui que não vale mais a pena lutar por aquilo, nós simplesmente paramos de fazer o que é necessário para alcançá-las.
sucessoPorém, há uma forma de burlar esse sistema da mente e ele se chama: Sistema de fases.
Você alguma vez já se perguntou porque os jogos de vídeo game são divididos em fases ou missões? Muito simples, se eles fossem uma fase única e constante seria entediante demais e logo faria os jogadores se desinteressarem por ele.
Nossa mente adora ser recompensada por concluir algo, mesmo que seja um simples “muito bem” ou “parabéns”.
Sendo assim, é perfeitamente possível usar isso a favor de nossa meta e torná-la mais fácil de ser alcançada.
Vamos voltar ao exemplo do carro. Imagine que você precise poupar R$ 500,00 por mês. Talvez esse valor ainda possa parecer muito alto, entretanto se sua meta for economizar R$16,67 por dia, fique muito mais fácil de sua mente o aceitar.
Fora que é fácil de fazer associações simples para reforçá-lo, como: É um Açai por dia, isso é fácil.
Outra coisa que não pode ser esquecida é que ao final de todo dia onde você conseguiu alcançar a meta diária, que você dê um agrado a si mesmo(a).
Pode ser um pequeno mimo, como um episódio daquela série favorita, mas é importante ser severo consigo mesmo(a) aqui. Se não conseguiu não dê o mimo, pois você estará condicionando sua mente a acreditar que mesmo sem atingir a meta, ela irá ganhar e isso é extremante ruim para seus objetivos.
Tenha disciplina.

 

Torne sua meta visível para você

Uma vez que você detalhou sua meta e ela já está muito bem definida, chegou a hora que fazê-la acontecer.
Se sua meta for algo não palpável como aprender um novo idioma ou ler 10 paginas de livros por dia, você pode colar lembretes na tela de seu computador, ou próximo à lugares que você costuma frequentar.
Caso sua meta seja algo material como o exemplo que demos do carro, uma boa estratégia é colar uma fotografia do carro desejado em lugares onde você frequenta.
Conheci uma pessoa que tinha um sonho de ter uma motocicleta Harley-Davidson. Essa pessoa pegou uma fotografia do modelo que ela deseja adquirir e mandou emoldurar e pendurou em sua sala de estar. Não preciso nem dizer que ela conseguiu, né?
O objetivo desse passo é fazer sua mente se acostumar com a ideia de lutar por aquilo que ela deseja, além de fazer com que sua mente nunca se esqueça do que desejou, renovando diariamente aquele desejo de conseguir.

Eleja um fiscal para te ajudar

Pesquisas na área da psicologia mostram que quando temos uma pessoa nos fiscalizando, temos um desempenho muito melhor.
Isso acontece por causa do nosso desejo de não sermos julgados de maneira negativa.
Então, se deseja alcançar suas metas, chame uma pessoa de confiança e dê a ela a responsabilidade de fiscalizar suas ações.
Se sua meta é começar a se exercitar coloque uma pessoa te cobrando: “E aí, já foi na academia hoje?” Se sua meta for comprar aquele carro: “E aí já conseguiu economizar os 16,67 de hoje?”
Mas o mais importante de tudo aqui é, nunca use desculpas para se justificar para essa pessoa. Seja totalmente sincera com ela e com você mesmo(a).

 

Seja obcecado(a) por sua meta e mentalize-a todos os dia

A obsessão não é um comportamento que devemos cultivar em nossas vidas, entretanto, ter um nível de comprometimento tamanho que até pareça uma obsessão é fundamental para se alcançar metas mais difíceis.
Quando cultivamos um forte desejo, quase inquebrável, de alcançar nossa meta, passamos a viver ela o tempo todo.
Passamos a conversar sobre aquilo, pesquisar sobre na internet e perder algum tempo vendo fotos e vídeos. Fora que nos tornamos mais focados em realizar as metas diárias.
Esse comportamento ajuda a forjar uma forte vontade de realizar sua meta.
Uma dica de ouro aqui é mentalizar aquilo que deseja. Pesquisas apontam que pessoas que mentalizam suas metas como já concretizadas tem uma taxa de 40% a mais de sucesso do que os demais.
Para mentalizar suas metas, basta separar alguns minutos por dia para se imaginar como já tendo alcançado sua meta.
Para isso, basta fechar os olhos ou não e imaginar-se conquistando aquilo que estabeleceu como meta.

 

Supere os dias de cão

Por fim, supere os dias de cão. Todos nós temos dias que sentimos vontade de chutar o balde e só desistir de tudo. Isso é completamente normal.
Qualquer um pode acordar dominado pelas emoções mais negativas e simplesmente querer desistir de tudo e uma dica simples que dou a você é: Não tente lutar contra isso. Só aceite.
Mas compreenda, que não estou dizendo que você deva desistir de seus sonhos e metas só porque está em um dia ruim. Aceitar suas emoções não é o mesmo que se entregar a elas e a sua negatividade, muito pelo contrário.
Aceitar suas emoções é compreender de onde elas vêm e acolhê-las de forma gentil e sem julgamentos, assim como fazemos com um bebê estressado.
Com um bebê estressado, nós damos colo e carinho até que ele se acalma e volta a sorrir.
Neste post sobre meditação, falo um pouco sobre isso: clique aqui e leia mais.
O mais importante é ter em mente que dias ruins todos teremos, mas que eles não devem e não irão superar sua vontade de vencer.

 

Tenha tudo isso em mente e vença

Agora você já tem a formula para vencer e alcançar todas as suas metas, entretanto, elas de nada adiantam se você não as colocar em prática, então chegou a hora de colocar a mão na massa.
Pratique e pratique mais e mais.
Releia esse texto quantas vezes forem necessárias até que essas dicas fixem em sua mente e busque o que deseja. Lembre-se de que você já tem tudo o que é necessário para alcançar o que deseja, só precisa colocar para fora.
Quando concluir suas metas lembre-se de compartilhar conosco aqui nos comentários seus resultados, bem como compartilhar esse texto com seus amigos se você acha que pode ajudá-los de alguma forma.

Boa sorte!

Bruno Caldas

Psicologo, palestrante, especialista em melhoramento pessoal, coautor do livro Hipnose Terapêutica, especialista em psicologia do sucesso e Desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta