Olá Mentes Pensantes!
Apesar da empatia ser um assunto amplamente discutido e muitas pessoas saberem sua definição, pelas perguntas que recebo em meu instagram (@brunocaldaspsi), percebo que muitas pessoas ainda têm dúvidas do que realmente é a empatia ou porque devemos exercitá-las. Pensando nisso, decidi trazer esse texto a vocês ao invés de simplesmente fazer um post rápido, com informações superficiais.
Por que devo me colocar no lugar do outro?
Em primeiro lugar o que você precisa compreender é que a empatia não é simplesmente se colocar no lugar do outro, mas tentar verdadeiramente buscar compreender o que o outro esta sentindo.
Compreender o que o outro sente é um exercício que, se bem feito, nos dá um grau de sensibilidade incrivelmente apurado e nos permite desenvolver muitas habilidades.
Algumas das habilidades que podemos adquirir com a prática da empatia é a escuta ativa, que nada mais é do que uma escuta onde se presta atenção genuína na fala do outro.
Outra habilidade que desenvolvemos ao colocarmos a empatia em nossas vidas é a generosidade, pois antes de quaisquer apontamentos e julgamentos mais enviesados, teremos tentado compreender o outro, o que nós dá uma nova visão sobre este.
Neste ultimo, podemos incluir a capacidade do perdão, pois ao tentarmos compreender o outro também buscamos entender suas intenções e o perdão se torna mais fácil.
E com todas as habilidades descritas acima, torna-se fácil desenvolver a resiliência, tão perseguida hoje em dia.
Leia também: Estrutura Mental – Reestruture sua mente e a expanda
Então só temos vantagens não é mesmo? Podemos afirmar que de certa forma é sim, mas deve-se ficar atento para não confundir ser empático com traços de personalidade passivos ou atitudes de submissão.
Então podemos afirmar que, ser uma pessoa empática não significa ser uma pessoa complacente e passiva diante do outro, mas sim uma pessoa que compreende, porém, pode aceitar ou não a atitude do outro. Lembre-se que seus valores e moral são superiores a compreensão do outro, ou seja, se você considera algo que o outro fez errado, não aceite, mesmo que você entenda as razões que o levaram a fazer tal coisa.
E acredito que é aqui que muitas pessoas ficam com dúvidas sobre essa habilidade incrível, pois acabam achando que se colocar no lugar do outro é aceitar suas ações, o que está muito distante do correto.
Inclusive uma boa prática da empatia nos deixa ainda mais justos, pois saber compreender o outro nos torna mais autoconscientes e firmes em nossos valores, nos dando a possibilidade de dizer não ao que nos faz mau de forma mais assertiva.
Concluindo. A empatia é algo incrível e que devemos começar a praticar o quanto antes, mas que devemos praticar tendo em mente que ela nos proporciona uma compreensão mais apurada do outro, o que não significa aceitação ou submissão, mas sim, entendimento.
Agora cabe a você aprender e usar essa ferramenta de uma maneira que traga o máximo de benefícios para sua vida e negócios.
E se quiser saber mais sobre empatia me acompanhe no Youtube (clique aqui) e no meu instagram (clique aqui).