Muitos têm vontade de serem reconhecimentos como especialistas, expert ou peritos em algo, entretanto poucos conseguem. Por que será que isso acontece?
A grande questão é que poucas pessoas estão dispostas, realmente, a fazerem o que é necessário ou simplesmente não conhecem o caminho e se frustram por não conhecê-lo.
Mas não se preocupe, pois trouxe hoje para você algumas dicas valiosas que irão te ajudar a se tornar um expert em qualquer coisa se realmente quiser.
-
Deseje ardentemente
Para começar este passo, preciso contar-lhes uma parábola:
Certa vez, um mestre e seu discípulo, caminhavam pela praia, quando o discípulo perguntou ao mestre.
_Mestre. Qual o segredo do sucesso?
Então o mestre chamou o discípulo e o levou para dentro da água até que esta alcançasse seu peito então pegou a cabeça do discípulo e afundou na água, segurando-a ali até que ele quase se afogasse.
O discípulo desesperado lutou até que conseguiu se libertar e erguer a cabeça e respirar e então, muito zangado, questionou o mestre, perguntando se ele queria o matar.
O mestre então olhou nos olhos do discípulo e disse:
__Quando sua vontade de alcançar o sucesso, for como sua vontade de respirar naquela hora, você o alcançará._
A grande lição aqui é que muitos dizem que querem, mas entre o querer e o estabelecer isso como propósito, são coisas muito distantes.
Eu posso dizer que quero muitas coisas, mas enquanto eu não me propor e me dedicar de corpo e alma àquilo, eu vou ficar apenas no “eu quero” e ele não leva ninguém a lugar algum.
Então escolha algo que realmente você queira e deseja ardentemente.
2. Dedique-se a uma coisa de cada vez
A dica é ter foco. Não sobrecarregue sua mente tentando aprender muitas habilidades ao mesmo tempo, pois ao fazer isso, você acaba por não se tornar bom em nada.
Se você quer se tornar bom em um determinado assunto, pegue apenas ele para se dedicar. Isso irá ajudar sua mente a assimilar melhor aquele assunto e ainda te livrará das distrações.
Entretanto, se você, realmente, desejar dominar mais de um assunto, escolha um e domine-o e somente depois parta para o outro.
Lembre-se de sempre dar foco em apenas um assunto por vez.
3. Encontre um Mentor
Qualquer pessoa pode aprender qualquer habilidade sozinho, entretanto, ter um mentor, coach, professor, etc, torna a jornada muito mais simples.
Procure as referências na área de seu interesse e busque ser mentorado por esta pessoa.
Hoje vivemos em uma época, onde a tecnologia nos permite estar a poucos cliques de distancia de qualquer pessoa do mundo, não importa o quão distante ou diferente que seja a língua dela. Então não tenha medo de tentar entrar em contato com estas pessoas e buscar aprender.
Muitos nomes que são referencias em assunto, inclusive, disponibilizam mentorias à pessoas interessadas.
4. Explore a área escolhida e dedique-se muito
Vivemos hoje na era da informação, onde o conhecimento está acessível e ao alcance de qualquer um que tenha o mínimo de interesse em buscá-lo.
Esta facilidade no acesso ao conhecimento, criou muitas pessoas experts ao redor do mundo e se você quiser se destacar precisará estudar e se dedicar muito mais.
Explore todas as possibilidades e sempre mantenha sua mente aberta a novas possibilidades dentro da área que você escolheu.
Esteja sempre atualizado e seja você também um criador de conhecimento, ao modificar e melhorar o que você aprendeu.
5. Não tenha medo de errar e aprenda com seus erros
Acredito que este tópico daria um texto apenas dele, mas vou tentar ser breve para não fazer um texto muito longo.
Uma das coisas que mais atrapalha o progresso das pessoas é o medo da falha. Por isso, muitos desistem nas primeiras dificuldades, pois assim evitam a frustração do erro.
O que estas pessoas não compreendem é que o erro é o melhor professor que uma pessoa pode ter, pois é ele quem nos direciona e concerta nossa rota.
Logo erre e não tenha medo de errar, pois quanto mais erros você superar, melhor irá se tornar naquilo que está se propondo a fazer.
6. Livre-se das distrações
Ah as distrações! O calcanhar de Aquiles da grande maioria das pessoas neste mundo com tantos estímulos tentando chamar nossa atenção ao mesmo tempo.
Hoje as coisas são feitas de maneira que buscam incansavelmente disputar nossa atenção e uma pessoa sem foco, pode facilmente perder horas em algo completamente inútil (literalmente).
Se você realmente quer se tornar uma pessoa especialista em algo, separe um tempo apenas para se dedicar ao que quer ficar bom e desligue-se do mundo neste tempo.
Desligue o seu celular, e feche todas as guias/abas do navegador que não tem haver com o que está aprendendo.
Apenas após terminar suas lições ou práticas é que volte a se conectar e ai sim, use seu tempo livre como quiser.
Fazendo isso, você notará uma melhora significativa nos seus resultados.
7. Peça Feedbacks de mente aberta e ajuste-se
Muitas pessoas não gostam de feedbacks pois acreditam que eles são críticas ao que estão fazendo, entretanto, se você souber ouvi-los você poderá colher muitos frutos.
Feedbacks muitas vezes são uma fonte valiosa de informação sobre a rota que estamos seguindo, pois, ao estarmos imersos em algo, muitas vezes perdemos aquela visão do todo que alguém de fora pode nos passar.
Logo, é muito importante ouvir as pessoas “de fora” e fazer uma análise para ver se você está na rota escolhida.
Não ignore as críticas e feedbacks, mesmo que não estejam de acordo com o que acredita estar certo, pois mesmo as críticas e feedbacks negativos, podem nos ensinar algo.
Ouça-os com atenção e sempre mantenha a mente aberta para reajustar ou até mesmo mudar a rota da sua aprendizagem.
Conclusão
Nunca permita que sua zona de conforto lhe impeça de buscar aquilo que realmente deseja para sua vida e dedique-se ao máximo àquilo que acredita.
Siga estes passos e busque também seus próprios caminhos e formas de lidar com sua jornada.
Lembre-se que a jornada é apenas sua e é você quem a deve percorrer. Se realmente quiser se tornar um especialista não meça esforços e vença.
Acredite em você!