Como ter um Mindset que te aproxima de seus objetivos

mindset

Antes de mais nada é bom dar uma pincelada no que é Mindset, para aqueles que estão vendo esta expressão pela primeira vez.
Mindset é o conjunto de crenças dominantes de direcionam nosso comportamento, ou seja, são programas que nos fazem seguir de uma determinada forma em uma determinada direção na vida.

Existem dois tipos de mindset, o FIXO e do de CRESCIMENTO, que foram explicados de forma brilhante pela psicóloga norte-americana Carol Dweck no livro Mindset.

O mindset fixo é geralmente composto por crenças de autopreservação ou de generalização, ou seja, são programações mentais para nos impedir de sofrer ou de nos arriscar em algo sem sentido.

Este mindset pode surgir de ambientes pouco amistosos à mudanças, sem recursos ou de conclusões sobre talento. Neste último nós temos ambos os lados, ou seja, tanto pessoas que se acham um talento nato e que não precisam se desafiar, quanto de pessoas que não se acham talentosas e nem se esforçam, pois sem talento, segundo elas, jamais chegarão a lugar nenhum.

Já o mindset de crescimento é um mindset cheio de recursos e que faz com que a pessoa acredite que o esforço é a base para todas as conquistas.

Para pessoas deste mindset não há isso de talento natural e sim dedicação e risco, ou seja, são pessoas que vão buscar e lutam para conseguir. Por isso mesmo, são pessoas deste mindset que conseguem conquistar mais coisas na vida.

Agora que você já compreende um pouco sobre os diferentes tipos de mindset, chegou a hora de compreender como eles podem te aproximar ou afastar de seus objetivos.

 

Como seu Mindset está te afastando ou te aproximando do seu alvo?

Ambos os mindsets são necessários para se ter sucesso, porém a de se usar mais recursos de um do que do outro e extremos são o que mais te distanciam.

Os extremos são prejudiciais em quase tudo na vida e no mindset não seria diferente. Vamos iniciar pelo mindset fixo.

Como já vimos o mindset fixo é o mindset da proteção, ou seja, tem como finalidade proteger você e sua integridade, seu estilo de vida ou suas crenças e geralmente ele faz isso te mantendo da mesma forma, dai vem seu nome Fixo.

O excesso de proteção faz como que o indivíduo nunca se mexa pois ele fica com medo de que algo dê errado, ou simplesmente quer evitar algum tipo de dor ou frustração.

 

Para pessoas neste extremo a hora de se mexer é somente quando todos os sinais do universo apontam para um acerto com 99,99% de certeza, o que geralmente não acontece, logo, ficam estagnados e se alienam em suas vidas.

Já o extremo no mindset de crescimento é o excesso de confiança que faz com que o indivíduo se arrisque desnecessariamente, ou seja, é aquela pessoa que confia tanto em suas capacidades, ou que acha que precisa arriscar tanto para ter sucesso que se coloca em riscos que não precisaria correr.

A dose correta

A diferença entre o remédio e o veneno é apenas a dose”

Paracelso - Médico e físico do século XVI

A dose correta para o sucesso precisa conter ambos os mindsets na medida correta, ou seja, você precisa de uma dose de cautela e uma dose de estar aberto a riscos, para conseguir alcançar tudo o que desejar.

 

Leia também: 7 DICAS PODEROSAS QUE PODE TE AJUDAR A FORJAR UMA MENTE CAMPEÃ

 

Aprenda a olhar para si mesmo e avaliar o que realmente deseja e só então saberá se o que deseja exige que seja um pouco mesmo ou um pouco mais cauteloso e da mesma forma ou pouco menos ou um pouco mais audacioso.

Se encontrar sua dose perfeita, vai conquistar muitas coisas.

Mas Bruno Caldas, como saberei qual é a dose correta? Para isso não há fórmulas prontas, pois cada objetivo é único e vai exigir uma dose diferente, ou seja, meu objetivo de ajudar o maior números de pessoas possível a se livrarem de suas crenças limitantes, pode exigir mais audácia e menos cautela em algumas ações, enquanto que exige mais cautela em outras, então precisarei ir testando até encontrar o equilíbrio entre elas que me permita andar sem ficar preso demais no perfeccionismo ou no esperar a hora perfeita e nem correr a ponto de tropeçar na falta de alguma ferramenta que ainda não tenha sido plenamente desenvolvida ou na negligência para com as pessoas que assisto.

Então a dica é… Vá pivotando seus objetivos e encontrando o equilíbrio perfeito para você se aproximar dos seus objetivos da melhor maneira possível e boa sorte no percurso!

Gostou? Quer mais conteúdo como esse? Então salve nosso site em seus favoritos e considere ser um apoiador do projeto. Temos muitos conteúdos relevantes para você em nosso site, Canal no Youtube e em nosso Podcast.

▶️SEJA UM APOIADOR

https://apoia.se/pontodevirada

 

▶️COMUNIDADE DE SUCESSO NO TELEGRAM - Clique Aqui para entrar

▶️Psicologia do Sucesso no Youtube. Clique Aqui para acessar

▶️Acesse nosso podcast clicando aqui

Bruno Caldas

Psicologo, palestrante, especialista em melhoramento pessoal, coautor do livro Hipnose Terapêutica, especialista em psicologia do sucesso e Desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta